"LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS, PORQUE DEPOIS DE MUITOS DIAS O ACHARÁS" - Eclesiastes 11.1

Queridos em Cristo Jesus...

É normal do ser humano o desejo de obter sucesso, retorno imediato e reconhecimento a curto prazo em tudo o que se está fazendo. Porém, quando um destes ítens não fazem parte do seu dia a dia, logo, este entra em um conflito consigo mesmo e com os outros. surge então, as indagações: "O que fiz de errado?"; "Porque ninguém enxerga o que faço?"; "Não vou fazer mais nada também, não é isso o que eles quérem?"...... E por aí vai. Tantas outras afirmativas e interrogativas que se seguem, sem aumenos lembrar-se de uma promessa advinda da parte do Senhor nosso Deus:

"- Guardai-vos, não façais as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tendes recompensa junto de vosso Pai que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem honrados dos homens; em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando dás esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita, para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai que vê em secreto, te retribuirá." (Mateus 6.1-4)

Não importa o que façamos, seja do ato mais humilde ao mais nobre, façamos visando sempre a glorificação e exaltação do nome de Deus, sem esperarmos algo em troca pelo que fizemos, estamos fazendo, ou ainda, iremos fazer. Pois com Deus não se faz barganhas.

Não adianta intentarmos em nosso coração nos dedicarmos ao Evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus cristo com tanto esmero visando a primazia de obtermos algum Status com isso, seja ele qual for.

Não adianta desejarmos que Almas se convertam, que sejam libertas da opressão, seja ela qual for, e das enfermidades, se a cada culto em que realizamos no templo onde reunimos para cultuarmos à Deus, não guardarmos os nossos pés quando adentramos à casa de Deus.

A adoração ao Senhor nosso Deus é santa e pura, e não consiste em exibicionismo de quem louva melhor, prega melhor, ou ainda, qual grupo toca melhor. Ela consiste de um quebrantamento de espírito (o mesmo que prostar-se) em reconhecimento a nossa pequenez e reverencia à Santidade de Deus. Quando ela assim é feita, há evidências de um culto racional, não baseado em falácias humanas ou em emocionalismo, mas no agir sobrenatural do Senhor no instante em que se adora o Criador Rei dos Reis e Senhor dos Senhores!

Que possamos continuamente clamar ao Senhor Deus pelo poder que há no nome de Jesus Cristo, a fim de que Deus possa por sua infinita graça e misericórdia, a benefício e edificação do corpo de Cristo na Terra (a Igreja) nos conceder a maturidade espiritual, o Dom da sabedoria, da humildade, do amor autêntico ao próximo em obras e verdade, e, o discernimento de espíritos e de tudo quanto nos circundam no dia a dia, a fim de podermos estar àptos à toda boa obra, para que possamos nos aprensentar à Deus aprovados como obreiros de que não têm de que se envergonhar (pecado oculto) e que maneja bem a Palavra da Verdade.

Por fim, o ser humano possui vários planos e sonhos que ele deseja que se realize em sua vida. Mas será que os planos e sonhos de Deus são a Primazia em sua vida? Será que temos a humildade de entregarmos nossos planos, metas, objetivos e sonhos para serem pesados pelo Senhor?

Temos nós a coragem de dirigirmos ao Senhor Deus as mesmas palavras que nosso irmão em Cristo Jó disse: "Pesa-me em balanças fiéis, e saberá Deus a minha sinceridade." (Jó 31.6), e tão somente aguardarmos o tempo certo do agir de Deus em nossas vidas?

Queridos em Cristo Jesus, por mais doloroso possa parecer ser a espera pelo cumprimento dàquilo que há tanto tempo o Senhor lhe prometeu, ou ainda, àquela petição que há muito ainda parece não ter sida respondida pelo Senhor.

Temos que entender o real significado do que está escrito em Salmos 37 versículos 4 e 5, vai muito além do que podemos enxergar ou sequér imaginar, onde o Senhor Deus orienta-nos a descansarmos nEle e Ele nos concederá o desejo de nossos corações (De forma que não fira à Santidade de Deus), e tão somente entregarmos o nosso caminho (nossa vida e forma de viver) ao Senhor e que o mais o Senhor fará (o Senhor conduzirá nossas vidas sob sua sábia direção, nos instruirá e ensinará o caminho que devemos seguir e nos guiará com os seus olhos Sl 32.8). É por isso que muitas das vezes, quando o ser humano deseja trilhar um caminho para sí, e não consegue obter êxito nisso. Pois, ele próprio ao aceitar o Senhor e salvador Jesus Cristo como único e suficiente salvador de sua alma, ele pediu ao Senhor que lhe guia-se em toda a maneira de viver. Isso não quer dizer que nossos sonhos, planos e projetos serão sempre reprovados pelo Senhor Deus. Muito pelo contrário, temos que formulá-los sob a sábia e contínua direção do Senhor e inspirados pelo Espírito Santo, a fim de obtermos êxito em todos os nossos planos e projetos.

Que o Senhor Deus possa nos conceder a sabedoria de permitirmos estar nossa vida sob sua sábia direção, pois se julgo ser meus planos bons, os planos do Senhor são melhores. Ainda mais, porque o Senhor é tão Onisciente, Onipotente e Onipresente, que ainda possui em seu poder o que conhecemos como a preeminência de Deus. Pense nisso!

Que Deus vos abençôe hoje e sempre em nome de Jesus Cristo, e que toda sorte de bençãos advindas da parte de Deus seja sobre a sua Igreja na Terra! Amém.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

O DESERTO DE DEUS

O DESERTO DE DEUS
Oséias 2
14 Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.
15 E lhe darei as suas vinhas dali, e o vale de Acor, por porta de esperança; e ali cantará, como nos dias de sua mocidade, e como no dia em que subiu da terra do Egito.
16 E acontecerá naquele dia, diz o SENHOR, que me chamarás: Meu marido; e não me chamarás mais: Meu Baal.
Jeremias 31
2 Assim diz o SENHOR: O povo dos que escaparam da espada achou graça no deserto. Israel mesmo, quando eu o fizer descansar.
3 Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.
Jeremias 33
10 Assim diz o SENHOR: Neste lugar de que vós dizeis que está desolado, e sem homem, sem animal nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém, que estão assoladas, sem homem, sem morador, sem animal, ainda se ouvirá:
11 A voz de gozo, e a voz de alegria, a voz do esposo e a voz da esposa, e a voz dos que dizem: Louvai ao SENHOR dos Exércitos, porque bom é o SENHOR, porque a sua benignidade dura para sempre;
É comum ouvirmos certo irmão (ã) dizer, “estou passando pelo DESERTO”, significando provação. Muitos podem pensar que somente o inimigo de nossas almas nos leva a passar pelo deserto, mas biblicamente podemos comprovar que Deus também leva o homem a passar pelo “DESERTO”, vamos todos ler nesse momento o que nos diz a Sagradas Escritura em Mateus 4:01 “Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao DESERTO (...)” não foi Satanás que conduziu Jesus ao deserto, mas sim o Espírito do Próprio Deus quem o conduziu até lá. Em Oséias li algo que me marcou profundamente, em Os 2:14 o Senhor por meio de seu profeta diz ao povo: “eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.”
Dt 8:2 diz: "E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não."
Creio que todo homem é levado em algum momento de sua vida a passar pelo deserto de Deus. Vemos que nem mesmo Jesus foi poupado, mas foi guiado pelo Espírito Santo de Deus ao deserto, para ser provado.
Por que Deus nos leva a passar pelo DESERTO?
- Por vários motivos... para nos provar, para nos purificar, para nos moldar, para nos capacitar... O que devemos saber é que Deus, diferentemente do inimigo de nossas almas, não prova o homem em vão, mas para uma finalidade específica e individual. Por exemplo Deus, me leva ao deserto para tratar de uma área específica da minha vida, e Deus te leva ao deserto para tratar de outra área, a área que você precisa que seja tratada...
Fiquei meditando em Os 2:14, Deus diz que levaria o povo ao deserto e ali lhe falaria ao coração! Fiquei meditando e comecei a imaginar um deserto, um lugar sem vida, sem animais, sem plantas,... e Deus disse em Os 2:14 “ali lhe falarei ao coração”... pensei: o melhor lugar para ouvir alguém é onde tudo está em silêncio... muitas vezes é necessário, Deus nos levar ao DESERTO, para que possamos ouvir a Sua VOZ. Talvez estamos indo por um caminho que não é aprovado pelo Senhor, e no meio de nossa rotina, quando tudo vai bem, não conseguimos ouvir o que Deus está a nos dizer... Se faz necessário um silêncio, um DESERTO, para apurarmos o ouvido e procurarmos saber o que Deus quer nos dizer. O que quero dizer com “apurar os ouvidos”? - quero dizer buscar a Deus, procurar o Senhor de todo o coração.
O inimigo está no deserto para nos tentar, e Deus para provar a nossa fidelidade.
Is 48:10 “Eis que te purifiquei, mas não como a prata: provei-te na fornalha da aflição.”
Assim como o fogo purifica o ouro e a prata, Deus prova e purifica o homem na fornalha da aflição!
Jó passou por essa fornalha, ele mesmo disse: "Porém ele sabe o meu caminho; provando-me ele, sairei como o ouro." (Jó 23 : 10)
Zacarias 13:09 “E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O SENHOR é o meu Deus.”
O SILÊNCIO de Deus, também é algo que segue o nosso caminho pelo deserto, Deus disse que lhe falaria ao coração no deserto, mas não disse em qual momento Ele lhe falaria, as vezes, passamos um bom tempo no deserto, sem Deus falar conosco... Começamos a indagar por que Deus, não está falando conosco... muitas vezes meu irmão (ã), não foi Deus que parou de falar, mas nós que paramos de escutá-lo...
Muitas coisas fazem divisão entre Deus e o homem, talvez tenhamos deixado uma dessas coisas tirar aquela intimidade tão preciosa que tínhamos com Deus, em Sl 25:14 está escrito: “A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais Ele dará a conhecer a sua aliança.”
Qual é o amigo que confidencia segredos a nós? - É aquele que está bem próximo a nós, com quem temos intimidade. Assim se dá com Deus, nossa relação com o Senhor é principalmente uma relação de AMIGOS, como que Abraão é lembrado? - Como AMIGO de Deus, por isso Deus lhe revelou os Seus segredos, assim como Moisés, Elias, Eliseu, Isaías, Jeremias, e tantos outros.
Hoje em dia não é diferente, Deus busca amigos sobre a face da Terra, para revelar os seus segredos e estabelecer a sua aliança.
Muitas vezes escolhemos caminhos alheios, e tomamos decisões que não são da vontade de Nosso Pai Celestial, quando isso acontece, as vezes, ficamos tão concentrados no caminho que estamos seguindo, ou com algum plano que fizemos que não paramos para pensar se é ou não da vontade de Deus... Deus não é como o inimigo que te obriga a fazer algo. Deus como o AMIGO que é, Ele silencia, porque você deixou de falar primeiro com Ele, quando não procurou saber se determinada escolha era ou não de Sua vontade. Deus silencia e deixa o homem seguir o seu caminho, assim como na história do filho pródigo... ele escolheu erroneamente seguir o seu próprio caminho, e em momento algum chegou ao Pai e perguntou se aquele era o melhor caminho. O que o Pai fez? Trancou ele no quarto e deixou de castigo? Obrigou-o a aceitar sua opinião? - Não. O Pai deu o que ele queria (sua herança), silenciou e o deixou partir.
Sabe o que acontece quando não seguimos o caminho do Senhor? - Não somos felizes, não temos paz, tudo dá errado, sentimos grande angústia... Mas (Graças a Deus!) que quando estamos bem lá no meio do DESERTO, a voz de Deus fala conosco, e nos faz lembrar que existe um Pai, sim, que nos ama, nos consola, nos abriga e nos chama por FILHO! Aleluias!
Sim queridos o DESERTO é necessário, o DESERTO é onde Deus irá te aperfeiçoar. Não tema a repreensão do Senhor, pois Ele só ensina quem Ele ama! Se você está passando pelo DESERTO de Deus, se alegre... pois é sinal que Ele não te deixou, se o Pai silenciou em sua vida, não murmure, busque uma resposta, busque ao Senhor de todo coração. Sabe o que está escrito em 2 Crônicas 7:14? Diz assim: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter de seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” Glória a Deus!
Uma vez eu sonhei que estava num meio de um deserto de areia vermelha. Ele era aparentemente infinito à minha vista, o sol estava muito, muito quente, lembro-me de estar muito agoniada com todo aquele calor, eu estava desesperada, olhava ao meu redor, e tudo o que eu via era o deserto, sem vida, sem água, sem esperança... Então lembro-me de ouvir a voz de Deus a me dizer: “ESPERA E CONTEMPLA!” eu olhava ao redor não via nada! Então eu respondi ao Senhor: “- Deus, esperar e contemplar o que?” e Deus mais uma vez me dizia: “ESPERA E CONTEMPLA!” e eu naquela agonia terrível, já zonza com o calor olhava para o horizonte e via só o DESERTO! Então eu senti uma mão baixar minha cabeça de forma que eu olhei para o chão... e derrepente começou a brotar daquela areia seca uma grande plantação, que cresceu, cresceu até que me cobriu por inteira, e se fez grande bonança, e Deus me fazia olhar para o horizonte como antes, e quando olhei, vi que aquele Deserto que aos meus olhos ia até o infinito, transformou-se em uma bela plantação que também ia até o infinito.
O QUE EU APRENDI COM ESSA VISÃO?
Aprendi que por mais difícil que seja suportar a provação, VALE A PENA ESPERAR NO SENHOR, se Deus te diz: ESPERA! Então espera meu querido (a) porque Deus sabe o que faz! E tenha a certeza que Ele não faz nada em vão. Nenhuma palavra que sai de Sua Santa boca volta vazia, sem antes ter cumprido o que devia fazer. Amém!
Se você está no DESERTO, glorifica a Deus, e mantenha a sua integridade e a sua fé, pois eis a promessa de Deus para o seu e o meu coração:
Isaías 41
17 Os aflitos e necessitados buscam águas, e não há, e a sua língua se seca de sede; eu o SENHOR os ouvirei, eu, o Deus de Israel não os desampararei.
18 Abrirei rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em lagos de águas, e a terra seca em mananciais de água.
19 Plantarei no deserto o cedro, a acácia, e a murta, e a oliveira; porei no ermo juntamente a faia, o pinheiro e o álamo.
20 Para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do SENHOR fez isto, e o Santo de Israel o criou.
Isaías 43
18 Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
19 Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.
20 Os animais do campo me honrarão, os chacais, e os avestruzes; porque porei águas no deserto, e rios no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu eleito.
Glória a Deus, pois Ele é fiel para cumprir Suas promessas!
Ganhar almas para Cristo não consisten apenas em ir até uma pessoa não cristã, trazê-la para sua Igreja e pronto. Ganhar almas para Cristo, vai muito além disto. Consiste em adotar uma alma. Adotar, consiste em acompanhar passo a passo o crescimento espiritual, instruindo-a com todo amor e zêlo. Não permitindo jamais que o adversário de nossas almas, trague esta alma novamente para o mundo. Você já adotou uma alma para Cristo?
Adotar alma para Cristo não é uma competição de quem faz mais do que o outro. Não é exibicionismo, e sim amadurecimento espiritual. Pense: A coluna é o principal sustento de qualquer construção. Sem ela, construção nenhuma fica de pé. No entanto, ao término dessa construção não vê-se nuínguém dizendo: "óh que coluna bonita". Ou seja, a coluna é de suma importância, mas ela não importa-se em aparecer. Pense nisso.